A Tradição do Café e a Nova Vocação Vinícola |
Espírito Santo do Pinhal, tradicionalmente conhecida por sua rica herança cafeeira, está se reinventando como um vibrante polo de vinicultura.
Situada no interior de São Paulo, esta região, que já dependeu quase exclusivamente do café, agora abraça a arte da vitivinicultura com mais de 30 vinícolas emergentes, transformando a paisagem e a economia local.
Terroir Especial e Projeções Futuras
A região de Espírito Santo do Pinhal é abençoada com um terroir especial que contribui significativamente para a qualidade superior dos vinhos produzidos. A alta temperatura durante o dia e a baixa temperatura à noite permitem que as uvas amadureçam completamente, enriquecendo os sabores e a complexidade do vinho.
Entre as vinícolas que se destacam está a Guarapari, que foi a primeira a se instalar por lá, e a Vinícola Merum, que está inaugurando seu WineBar.
A região como um todo está projetada para aumentar sua produção de forma significativa, com estimativas apontando para a marca de mais de 500 mil garrafas ainda em 2024 e mais de 1 milhão de garrafas por ano até 2030. Além disso, a expectativa é que em 2025, a região atraia mais de 8.000 visitantes por mês, um testemunho do seu crescente apelo turístico e comercial.
Inovação e Experiência na Vinícola Merum
Com o consumo de vinho em alta, a experiência tornou-se um objeto de desejo dos clientes. A busca pela natureza, pelo equilíbrio e por oportunidades de recomeço faz da região uma localidade extremamente atrativa. A Vinícola Merum, uma das mais promissoras da região, celebrou a inauguração de seu novo wine bar esta semana. Sérgio Batista, seu proprietário, após 30 anos no mercado financeiro, decidiu em 2019 mudar completamente sua trajetória profissional, mergulhando no mundo do vinho. A experiência corporativa de Sérgio tem sido um ativo valioso na estruturação da vinícola.
A Contribuição da PNXT
A PNXT, com sua equipe de alto conhecimento em plano de negócios e expansão, foi crucial para o planejamento estruturado da Merum. A consultoria ajudou a desenvolver uma série de ações para conduzir o negócio de forma eficaz, incluindo a criação de um plano de experiência e apreciação de valor, reconhecimento de marca, além de ações de estruturação do atendimento, expansão e controle do negócio.
“Com a PNXT, contamos com a robusta experiência de seus profissionais, que estabeleceram uma linha de planejamento para que pudéssemos enxergar as dificuldades do caminho e quais as ações que poderíamos contornar essa dificuldade,” diz Sérgio Batista, da Vinícola Merum.
Para o empresário, a PNXT ofereceu o suporte necessário para identificar e conduzir as oportunidades, o que permitiu que estas ações planejadas pudessem ser executadas e acompanhadas.
Desenhando o Futuro
A história de Espírito Santo do Pinhal e, particularmente, da vinícola Merum, é um testemunho do dinamismo econômico e da capacidade de inovação da região. Com a colaboração da PNXT e a liderança visionária de profissionais como Sérgio Batista, Pinhal está bem posicionada para se tornar um dos principais pólos vinícolas do Brasil, oferecendo promessas de crescimento e renovação para a comunidade local.
“Os diálogos com a PNXT captaram a essência do pensamento e objetivos da empresa e seus sócios e com certeza contribuíram diretamente para a qualidade do planejamento. É interessante observar que todas as minhas ações de marketing e posicionamento estão totalmente em sintonia com o Planejamento estruturado da PNXT e isso deixa todo o caminho e crescimento da Merum sólido e coerente,” completa Sérgio.